Blog do Garreto - A credibilidade é o compromisso da informação!

Mania entre os prefeitos: soltar jumentos em municípios dos outros

De vez em quando, ouvimos relatos de que algum caminhão descarregou uma tropa de jumentos em determinada estrada e os motoristas precisam redobrar os cuidados ao transitar naquela via.

Diante dessa informação, sempre me vinha à indagação: quem despejava esses jumentos? Nesta semana, um prefeito da região (que prefiro não identificá-lo, conversa informal) me deu detalhes sobre esse emblemático assunto.
Na verdade, são vários prefeitos, um grande número mesmo, que não sabe o que fazer com o problema de jumentos soltos em seus municípios e acabam, mandando recolhê-los para jogar esse problema em uma estrada de outro município, se possível bem distante do seu. Ocorre, que em poucos dias, o prefeito que agiu dessa forma, é informado que um caminhão despejou uma tropa de jumento também em seu município. Pode se dizer que está havendo uma guerra de empurra, empurra, por conta dessa problemática.
Nesta semana, conversava com o prefeito sobre a notícia fresca que despejaram jumentos em uma estrada próxima.

“É o prefeito de alguma cidade próxima que recolheu e mandou jogar lá”, respondeu-me o prefeito.
“Como assim, então, são mesmo os prefeitos que fazem esse tipo de coisa”, indaguei.



“Mais moço, ora senão”, respondeu com naturalidade o gestor.
“É mesmo?! Mas como nunca ninguém conseguiu registrar um carro que esteja a serviço da prefeitura ou qualquer outro tipo de carro despejando jumentos nas estradas”, continuei na dúvida.
“Meu amigo, isso é feito à noite; na madrugada, todo mundo dormindo; reúne uma turma de confiança, bota os jumentos em uma gaiolão e leva logo para bem longe; solta os bichos na primeira estrada que aparecer deserta, mas fora de seu município”, explicou o prefeito.
Fiquei desconfiado daquele prefeito. Falava com tanta naturalidade.

“Você já fez isso quantas vezes, prefeito?”
O prefeito, em princípio negou, negou, mas com insistia acabou confirmando.

“Rapaz, já fizemos isso umas três vezes, mas desisti. Era eu jogando os jumentos nas estradas dos outros e no mesmo dia recebia a noticia de três carradas sendo jogada aqui dentro. Era uma guerra, desisti disso. Agora, eu só jogava em estrada vicinal, nada de MA ou BR. Boa mesmo são as estradas de São Luiz Gonzaga, ali nem carro e nem gente consegue passar, é o melhor lugar para se jogar as tropas de jumentos. Ali não corre o menor risco de acidente. O que eu não faço também é que nem o prefeito Padre Jozias de Peritoró. Mandou matar mais de 200 jumentos. A promotoria meteu um processo desgraçado no fiofó dele. Eita, homem de coração duro, matar os bichinhos daquele jeito, imagine se não fosse padre”,  disse o prefeito para o blog do Carlinhos.


O vereador Lula de Esperantinópolis, tem uma projeto que soluciona esse problema, porém, os prefeitos preferem ignorar essa solução e praticar essa guerra ilegal de jogar jumentos em municípios alheios. 

Blog do Carlinhos
Categoria: Notícia Geral

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*