Blog do Garreto - A credibilidade é o compromisso da informação!

TV Guará erra ao divulgar pesquisa com 101% para prefeito

A TV Guará afiliada da Record News no Maranhão errou. O canal divulgou dados errados de uma pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Luís na última quarta-feira (09). No levantamento do Instituto Exata, encomendado pela emissora, o total dos votos soma 101%, quando a porcentagem correta deveria ser 100%.
A rede, cujo slogan é diferente por natureza, cometeu o equívoco e provavelmente acabou dando um ponto percentual a mais para um dos candidatos, inflou o índice dos que ‘não sabem’ ou elevou em um ponto o número de ‘branco e nulo’.
Na pesquisa Espontânea, por exemplo, quando não se apresenta nenhum nome e apenas pergunta-se em quem o eleitor votaria para prefeito de São Luís, segundo dados divulgados pela emissora, foram citados 14 nomes e o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior liderou com 15% das intenções de voto. Eliziane Gama vem na segunda colocação com 7%, seguida por João Castelo com 4%; Bira do Pindaré e Rose Sales aparecem com 2%; Roseana Sarney, Ricardo Murad, Tadeu Palácio, Neto Evangelista, Luís Fernando e Roberto Rocha, estão empatados na última colocação com 1%; branco ou nulo somam 17% e 48% não souberam responder, o que totaliza 101%.
Contudo, a soma não poderia ultrapassar 100%, mas como ultrapassou em 1 ponto [o mesmo percentual dado a Roberto Rocha, Roseana Sarney e Ricardo Murad ambos na última colocação ao lado de Neto Evangelista, Luis Fernando e Tadeu Palácio], a porcentagem do levantamento acabou ficando incorreta.
O erro na soma da pesquisa não foi percebido e as porcentagens acabaram sendo divulgadas de forma incorreta em vários blogs.
DISPUTA SEGUE INDEFINIDA
Na tarde de ontem, inclusive, já havíamos divulgado que na modalidade Espontânea, de acordo com os dados do levantamento, 17% dos eleitores optaram pela opção “Branco e Nulo” e 48% dos entrevistados disseram que “Não Sabem” em que vão votar. Ou seja, o percentual de indecisos chega a 65% e deixa a disputa totalmente indefinida entre todos os candidatos.
E MAIS:
Além da Espontânea, os números não coincidem também no 1º cenário da modalidade Estimulada, conforme quadro abaixo.
pesquisa 02
QUANTOS E QUANDO?
Realizada pelo Instituto Exata, a pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais – para mais ou para menos – e 95% de confiabilidade.
Categoria: Notícia Geral

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*