Blog do Garreto - A credibilidade é o compromisso da informação!

Proteção contra o HPV: Meninas da escola Elisa Monteiro no povoado Altamira recebem a 2ª dose contra o vírus

FOTOS: Leandro Pimentel

O município de Alto Alegre do Maranhão está cumprindo a campanha nacional de prevenção de meninas (09 a 13 anos) contra o HPV (papiloma vírus humano), a segunda dose da vacina de prevenção está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município, em campo, nos povoados da zona rural Alto-alegrense estão as equipes de saúde levando a vacina para meninas que moram distante do centro urbano que não têm conhecimento da importância da prevenção.
No povoado Altamira dos Borbas hoje (20), 19 meninas foram vacinas e tiveram cadernetas de vacinação atualizadas.
A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.
Há mais de 150 diferentes tipos de HPV – 40 deles podem infectar o trato genital. Alguns tipos de HPV podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais. No Brasil, é a terceira maior causa de morte entre as mulheres.
O Ministério da Saúde adota o esquema vacinal estendido, composto por três doses (0, 6 e 60 meses), e a estratégia de vacinação mista, ou seja, a vacinação poderá ocorrer nas Unidades de Saúde do SUS e em parceria com as secretarias de saúde e educação

ASCOM A.A
Categoria: Política

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*