Blog do Garreto - A credibilidade é o compromisso da informação!

HONRA E TRABALHO: Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de saúde da início à campanha Novembro Azul

Com palestras sobre o câncer de próstata, prevenção e cuidados, além de atendimentos de saúde, teste do PSA e consultas médicas, a Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da Atenção Básica, fez a abertura da campanha Novembro Azul, nesta quinta-feira (08/11) na Unidade Básica de Saúde do Engenho.

O Governo Honra e Trabalho está levando às comunidades orientações aos homens, que na UBS Engenho foram apresentadas em palestra ministrada pelo médico Crisanto de Sousa, chamando a atenção para os cuidados básicos para a prevenção de câncer da próstata.

Antônio Bernardo, morador do bairro Vila das Palmeiras, disse que é uma grande oportunidade para cuidar da saúde. “Ótima oportunidade não só para mim, mas para todos os homens. Assisti a palestra e vim também me consultar, pois fiz no ano passado e estou fazendo de novo este ano. Todo homem precisa se cuidar enquanto é tempo e a prevenção é muito importante”, disse.

Durante todo o mês de novembro serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde, como Teste Rápido de PSA, consulta médica, palestra, ultrasson da próstata, aferição de pressão arterial e entrega de medicamentos.

Novembro a Azul é o mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A coordenadora da UBS Engenho, Flávia Curvina esclarece quais os procedimentos. “Normalmente os homens não procuram os postos de saúde, então a campanha ‘Novembro Azul’ investe neste sentido, e assim trabalhamos para diminuir os casos de câncer de próstata, fazendo exames, tirando dúvidas e fazendo os procedimentos necessários para detectar alterações no sangue que podem determinar o diagnóstico”, disse.

Vital Sobreira, morador do bairro do Engenho, tem, como faz questão de contar, 69 anos e 10 meses, e tem muita saúde e disposição. “É muito importante prevenirmos as doenças. Estou sempre me cuidando, faço ginástica e me mantenho firme e feliz”, ressaltou.

SAIBA MAIS

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Cronog

Categoria: Notícia Geral

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*