Blog do Garreto - A credibilidade é o compromisso da informação!

ANIVERSARIANTE DO DIA: Prefeito Maninho de Alto Alegre

Emmanuel da Cunha Santos Aroso Neto, 53 anos, pai de dois filhos, Pedro Victor e Deborah, casado com Betania Mota, filho de Carlos Alberto Serra da Cunha Santos Aroso e Marly Vieira, nasceu no dia 14 de março de 1967.

A vida de Maninho de Alto Alegre está entrelaçada com a história do município de Alto Alegre do Maranhão porque nasceu e cresceu dentro da família que fundou o município. Considerado perfeccionista em tudo o que faz, principalmente nas contas públicas, o destino encarregou a ele sempre situações que exigiram a força da superação. Foi assim quando assumiu os negócios do pai-avô, Natinho de Alto Alegre, e quando definitivamente entrou para a vida pública em 1996, na época ao lado de outras pessoas lutou legalmente pela emancipação de Alto Alegre do Maranhão que pertencia aos domínios do município de Coroatá.

Suas posições na política sempre foram claras e francas, Maninho nunca flertou ou fez compromissos que fossem contra seus ideais. A eleição que o deu a oportunidade de ser pela primeira vez vereador do município recém emancipado, aconteceu em 1996, a partir daí ele adotou o nome da cidade ao seu nome tornando uma marca registrada perdurável: MANINHO DE ALTO ALEGRE.

Como hoje escrevem revistas e jornais, naquele tempo o então vereador Maninho de Alto Alegre já comprovava: bons administradores são excelentes gestores públicos. A experiência da gestão privada aplicada a gestão pública o tornou o primeiro presidente da Câmara Municipal de Vereadores “Palácio Ozima Vieira”. Não foi preciso órgãos de controle Estadual ou Federal para que Maninho tivesse ao fim de seu primeiro mandato todas as contas como presidente do Legislativo aprovadas.

No ano 2000, sagrado pelas boas experiências do primeiro mandato, Maninho de Alto Alegre se reelegeu como vereador e despontava como referência do grupo de posição na época. O perfil de liderança, organização e zelo pela bem público foram marcas do prefeito durante sua atuação como legislador e no ano de 2004 veio o terceiro mandato de vereador. O 14111 virou uma tradição dentro da política Altoalegrense, temido por adversários, o número escolhido por Maninho para disputar as eleições o deu o último mandato de vereador em 2008. Ao todo foram 04 mandatos. Maninho de Alto Alegre impressionava pela habilidade política e alcançava os requisitos necessários para buscar novos horizontes.

No ano de 2012, veio o maior desafio de sua vida política: liderar o grupo de Oposição a uma campanha onde disputara o cargo de prefeito de Alto Alegre do Maranhão. A experiência dos quatro mandatos de vereador lhe deu sabedoria e coragem para construir uma grande vitória, um momento que entrou para a história da cidade, Maninho quebrava um mito e contrariava seus adversários.

Eleito como prefeito, Maninho foi responsável por grandes mudanças no município como na Educação, Infraestrutura, Agricultura, Saúde, serviços públicos, limpeza, iluminação, estradas vicinais, valorização da Cultura, Esporte e tirando do papel importantes obras para o desenvolvimento do município. Como prefeito nunca abandonou o jeito de fazer gestão com cautela e responsabilidade, inclusive, ingredientes importantes que Maninho usa para enfrentar a crise nacional.

No primeiro mandato fez uma verdadeira revolução na área da educação, setor que é uma vitrine em sua gestão. Reformou escolas, equipou com nova mobilha e carteiras, ampliou criando mais vagas, distribuiu fardamento escolar e fez algo que parecia distante para milhares de Altoalegrenses: implantou ar-condicionados em várias unidades de ensino. Na merenda escolar reformulou o cardápio que não mudava há 08 anos, passou a comprar da agricultura familiar boa parte dos alimentos oferecidos aos de estudantes.

O prefeito apontou a necessidade especial de valorizar e formar os professores da rede municipal, assim fez com um grande ciclo de formação e reconhecimento de direitos, como terço de férias, décimo terceiro salário e abono.

Outro grande marco, foi a construção de praças de lazer e a implantação de estradas vicinais em todo o território do município, além da recuperação de dezenas de quilômetros. Durante esse período a gestão do prefeito Maninho também foi responsável pela aquisição de várias máquinas e equipamentos, hoje são mais de 36 veículos em patrimônio público.

O ano de 2016 consagrou os 20 anos da vida política vitoriosa de Maninho de Alto Alegre. Na eleição de outubro em cima de seu maior adversário político, o gestor se reelegeu para o segundo mandato de prefeito de Alto Alegre do Maranhão respaldado pelo trabalho notório que realizou de 2013 a 2016.

Recentemente reconhecido pelo destaque em todo Estado do Maranhão como prefeito, Maninho foi escolhido para ocupar o cargo de primeiro secretário da FAMEM, entidade que representa os municípios maranhenses, em 2019 passou a ocupar o cargo de secretário geral da Instituição. A projeção o aponta para novos horizontes na política estadual e para quem conhece o MANINHO DE ALTO ALEGRE é bom não duvidar da sua capacidade de superação e de seu espírito de vencedor.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*